Meditação

A ligação entre mente e corpo ou, até mesmo, a unidade funcional mente-corpo é objeto de grande interesse nos dias de hoje. Existem fortes evidências, por exemplo, de que fatores de estresse podem contribuir para o surgimento de doenças do coração ou do aparelho digestivo. Um paciente deprimido pode apresentar alterações importantes no seu sistema imunológico, que eventualmente vão interferir em diversas doenças, aumentando-lhes o tempo de convalescença ou facilitando o aparecimento de gripes e resfriados. Também a via inversa pode ser observada: quando estamos doentes, não temos a mesma clareza de idéias, a mesma disposição e a mesma atitude diante dos desafios da vida.

Na Medicina Chinesa, não há divisão entre corpo e mente: um desequilíbrio reflete-se igualmente nos dois e o tratamento traz benefícios físicos e mentais. Muitas vezes um paciente procura na acupuntura a cura para uma dor lombar. Após algumas sessões, não só a dor melhorou, como também ele percebe que está mais calmo e dormindo melhor. Outro paciente pode procurar tratamento para uma depressão leve e dando-se conta de que, além de estar mais bem disposto, não tem mais infecções urinárias de repetição. 

Além disso, a Medicina Chinesa estuda a interação do homem com o seu meio-ambiente, bem como o microcosmo, o macrocosmo e a constante dinâmica existente entre eles. 

Mens sana in corpore sano

A abordagem holística do ser humano vem crescendo rapidamente. Na década de 60, o neurocientista, Karl Pribam, utilizou-se do modelo holográfico para descrever a disposição da memória no cérebro. Mais tarde, propôs que o modo de funcionamento cerebral seria uma mistura deste modelo holográfico e do modelo analógico. Visão holística quer dizer visão do todo. Cada parte deste todo é dinâmica e criativa; portanto, não se podem isolar as partes para compreender o todo, assim sendo, o todo é maior que o conjunto das partes. E o que é o todo? O todo pode ser uma célula, um órgão, um sistema, um organismo vivo, um organismo no seu meio ambiente, a sociedade, o cosmos… Ou seja, para entender o que estamos estudando aqui, precisamos observar que os organismos vivos estão em constante interação com o meio-ambiente. Na visão do todo, a mente e o corpo operam como uma unidade funcional que interage com o meio.

Partindo da visão holística, atualmente, não só a Medicina se dedica a entender como os processos emocionais afetam o funcionamento do corpo, mas também a Psicologia têm estudado a forma como o corpo pode influenciar a mente. Guardamos no corpo nossa história, como uma árvore que, ao crescer, depara-se com uma cerca e desvia-se para continuar rumo ao alto. Talvez a cerca venha a ser removida, mas após muitos anos ainda poderemos ver que o tronco daquela árvore não é reto. A árvore conta-nos a sua história. No corpo guardamos memórias de vivências antigas e profundas, que são às vezes pré-verbais, da nossa primeira infância. No corpo guardamos também as dores e as alegrias das vivências atuais. No corpo reside um potencial caminho para o entendimento da mente e da história pessoal de cada um.

Inscreva-se para receber novidades!

ENDEREÇO

Rua Simão Álvares, 941
Pinheiros - São Paulo-SP

Telefone

11 3813-5080
11 3815-5066
11 98228-8192